Diario de Santiago - Chile: 13 a 17 de Abril de 2009
6 botellas de vinos en 5 personas.
A correria foi a mesma para sair de Sampa, porem dessa vez um bocado de tranquilidade na mala, o desafio nao era menor, mas na medida que ganho um carimbo a mais no passaporte, a forma como estou encarando esse processo de Pilotos (que tem oportunizado minhas viagens internacionais a trabalho) tem mudado. Lembro-me de uma pessoa que dizia, que o desafio para lutar com a espada eh tornar-se mestre da espada e nao ao contrario.
Bom, a excitacao era grande tambem, um pais novo do qual eu so conhecia algumas pessoas e meus amigos que visitaram as inumera vinhas que tem aqui. Ah! o que conheco do Chile sao os saborosissimos vinhos, que aprecio muito.
Fui fazer uma pesquisa sobre a cidade de SANTIAGO, capital do CHILE e vejam o que encontrei:
Santiago é a capital do Chile, da Região Metropolitana de Santiago e centro de sua grande conurbação. Também é o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. Está localizada no vale central chileno.
Esta metrópole, chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que inclui 26 comunas de maneira íntegra e 11 comunas em forma parcial. A maior parte de Santiago se encontra dentro da Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.
Santiago se encontra aproximadamente nas coordenadas [mostrar a localidade num mapa interactivo] 33°26′16″S, 70°39′01″W, a uma altitude média de 567 metros sobre o nível do mar. No ano de 2002, a conurbação se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5.428.590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. De acordo com ditas cifras, Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo.
A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais (à exceção do Congresso Nacional, localizado em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país. Santiago do Chile também é sede da CEPAL e é considerada como a terceira cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, atrás de Montevidéu e Buenos Aires e como uma cidade global de classe gama, à altura de Amsterdã ou Boston, e superando a grandes cidades como Roma, Estocolmo e Pequim. Finalmente, é considerada como a 53º cidade com maiores ingressos do mundo, com um PIB (PPC) de US$91 bilhões em 2005 e estimado em US$160 bilhões até 2020.
Devido a se encontrar localizada geograficamente em um vale, rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno.
...
Chegamos na segunda na hora do almoco, largamos as malas e RUAAAA!!! Fomos almocar em um local chamado BELLA VISTA, um simpatico patio com cafes, restaurantes e lojinhas de artesanato. Pisco Sour eh amargo e lembra caipirinha... bom mesmo foi o salmao que aqui eh muito barato e saborossimo!!! Em seguida fomos visitar o parque CERRO DE SAN CRISTOBAN:
"Cerro San Cristóbal, cerro ubicado en la ciudad de Santiago, capital de Chile. Con 880 msnm, es el segundo punto de mayor altura de la ciudad, siendo superado sólo por el cerro Renca. El cerro se encuentra entre las comunas de Providencia y Recoleta, teniendo a sus pies al Barrio Bellavista."