Boun Diorno!!!
Voce ja ouviu falar de Siena? Se vc gosta de corridas de cavalos, certamente ja ouviu falar do famoso PALIO DE SIENA.
Bom mas antes do relato do dia, tenho duas notas explicativas sao necessarias para começar o dia de hoje:
1a: O Roteiro dessa Viagem foi desenhado por uma amiga muito especial, RITA DEMARCHI, mestre, professora, estudiosa e amante das artes, Rita nos indicou roteiros incriveis, sem o qual nao teriamos acesso. Como especialista da area ela pode nos indicar os melhores museus, galerias, praças, igrejas onde se encontram as principais e mais importantes obras de arte do mundo. Gostaria de aqui publicamente agradecer a professora e amiga Rita, sem o qual a Italia nao seria a mesma para nos. Seu irmao Kiko e Eu estamos muito agradecidos pelo apoio e dicas recebidas de voce e Eduardo Demarchi, arquiteto urbanista, que se especializou na Italia e que trouxe para nòs o cuidado do convivo com a cultura italiana. Obrigado tb Edu!
Votamos a Siena, também indicada pela Rita, essa dica foi show de bola... se vc estiver pela Toscana é obrigatorio passar pelo menos um dia em Siena, mas para entender um pouco mais sobre a cidade la vai:
2a. Siena é conhecida historia e mundialmente por "um tal de" Palio é uma corrida de cavalos que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto, desde o século XVII em honra da Padroeira loca, Nossa Senhora de Siena. Dezessete bairros (contrades) participam desta corrida, que desfilam pela praça “Piazza del Campo” com trajes tradicionais e bandeiras , mas a corrida em si é feita somente por dez cavalos, cada um de um bairro, de três regiões da cidade que são escolhidos por sorteio. Cada bairro tem suas cores, sua bandeira e o hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. O prêmio é um estandarte criado exclusivamente para cada evento, por um artista local ou de fora. Nos dias de corrida os habitantes e turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de apoiantes organizados que cantam os hinos de cada bairro.
Bom e nosso dia em Siena começou assim:
Chegamos as 9h40m, tomamos café na estaçao de trem, o Kiko achou um mini-shopping na frente da estaçao de trem de Siena =] Demos algumas voltas até entender como funciona o sistema de transito local, precisamos pegar um onibus pois estavamos a 3km do centro. Chegamos na Piazza Gramsci, no onibus 9, caminhamos até a primeira igreja (depois coloco um cometario com o nome da igreja, nesse momento o mapa esta trancado na mala) e em seguida chegamos a praça do PALIO, um declive calçado que fica em frente a um predio daqueles de filmes medievais... é a "Piazza dell Campo". A cidade é muito charmosa, bares, cafés, pequenas vendinhas de pizza em pedaço, vias e vielas, ruas e avenidas, em morros acima e morros abaixo, entre torres e castelos, igrejas de aspecto medieval... um clima e paisagem lindissima.
Vistamos algumas igrejas e alguns museos, onde vimos as exposiçoes de Bauhaus: cantiere d'arte, instalada no calabouço do castello que tem a famosa Torre del Mangia. Outros pontos que passamos foram Piazza Salimbeni (praça construída no século XIX por Giuseppe Partini), Piazza San Francesco (praça aonde encontram-se a Basílica de São Francisco, uma igreja simplesmente linda pela sua simplicidade, eu nunca tinha visto uma igreja com o pé direito tao, mais tao alto quanto essa, quadros pintado a oleo, com pelo menos uns 5 metros cada um dele... diferente de todas que vimos até agora, essa igreja tinha o teto de madeira simples, sem ornamentos, com uma aparencia que realmente combina com o conceito de vida do seu padroeiro, San Francisco, do lado de fora tinha o Oratório de São Bernadino), Piccolomini Palace (uma construção renascentista datada de 1469), Basilica di Santa Maria dei Servi (igreja do século XIII, da onde podemos ter uma bela vista panorâmica da cidade), Igreja de S. Domenico (igreja de estilo gótico), Santuário de Santa Caterina (Santuário da padroeira da Itália, contendo várias obras de arte), Piazza do Duomo (aonde a cidade se originou, simplesmente IMPERDIVEL!!!), Castelvecchio, Fonte Branda e a Fontana de GAIA (a mais bela fonte em Siena), Battistery of S. Giovanni (com a fachada de mármore branco em estilo gótico), Igreja de S. Agostino (construída no século XIII e reconstruída no século XVII) e Palazzo Buonsignori (palácio no estilo gótico do século XV, que abriga a Galeria de Artes Nacional).
Ponto alto da vista: a cidade é uma agradavel surpresa. Kiko teve sua primeira experiencia de negociar com uma peruana sua obras de artes e comprou 4 gravuras (depois linko uma foto do momento aqui).
Ponto baixo: haja joelho e pés, para andar por tudo isso!!!
Ciao!
PS: A internet também colaborou, consegui fazer o upload das fotos, mas como backup somente, sem editar, sem girar, sem selecionar, enfim sem nada as fotos simplesmente foram jogadas la no picassa, com os nomes: Castelnouvo, Pisa, Firenze e Siena.
Um comentário:
Ah, agradeço a "singela" citação...rs.
Que exagero, Rani, quanta formalidade!
baci
Rita
Postar um comentário