sexta-feira, 9 de abril de 2010

08/04 - Giovedi - Secondo Giorno

Ciao!

Antes de começar o relato do nosso segundo dia desbravando Firenze, vamos a uma rapida nota pedagogica....
O nome da cidade...
Os italianos chamam a cidade de Firenze, mas também tem gente mais antiga que se refere a cidade como Fiorenza, e outro apelido seria a expressao em latim Florentia, e em ingles Florence e para os brasileiros Florença.Enfim estamos na "capital" da regiao da Toscana, a cidade tem quase 370 mil habitantes .
Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.
Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Neste Poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.
ropolitan area).

 ...


 Nosso dia começou cedo ja passando pela Pza San Giovanni, Batisterio e a Orsam Michelle. as 9h02 estavamos na fila da Galeria Uffizzi. A dica aqui é, para prenotar (reservar em italiano) o ingresso custa $ 10,00 + a taxa de $ 4,00, (o preço varia de site para site) e vc tem que que imprimir e levar o comprovante e ficar no maximo uns 30 minutos na fila... como estavamos sem impressora e iamos fazer isso na noite anterior optamos por enfrentar a fila do ingresso ha $ 6,00. Foram duas horas de espera e duas horas dentro da Galeria. Eh impressionante o tamanho do local... a estrutura arquitetonica, as escadarias, os corredores cheios dessas estatuas que estamos acostumado ver nos livros de artes, nas bancas da Sé ou na pilha de livros de promoçao das livrarias grandes... Ficamos essa manha toda, até o inicio da tarde...
La dentro o que mais me chamou atençao foram os seguintes artistas e obras:
* Masolino Tomazo - madonna con bambino
* Felippo lippi
* Boticelli - Nascimento de Venus e Primavera
* Da Vinci - anunciaçao
* Wikas Granach - Il Vecchio - Lutero e Adao e Eva
* George Pencz - Porta retrato de um jovem
* Michelangelo Bounarotti - Sagrada Familia
* Rosso Fiorentino - Moises
* Tiziano Vecchio - Venus
* Ludovico Mozzolino -  pequenos quadros
* Joaquim Buckeleaer (1514)  - Pilato mostra Jesus
* Barrocci Urbino (1535) - Madona del Popolo
A sala della Niobe é imperdivel:* G Grissoni e PP Rubens
* Giovanni Paolo Paninni - Proof of Betraide
* Baccio Bandinelli

Fomos almoçar num lugar muito longe, mas valeu a pena (essa dica vc vai ter que me pedir pessoalmente) visitarmos il Ristorante Sabadino, onde provamos: entradinha pao italiano caseiro, e raviolli e espaguete ao sugo, com vitello recheado de molho pesto (divino), de sobremesa além do tradicional café, um bolo feito com massa folhada e outro chamado "mimosa" um bolo de pao de lo, com creme e açucar de confeiteiro por cima, ah! agua frizantte Norda.
De la, resolvemos votlar por dentro do bairro, visitando a Chiesa di San Frediano in Castello, passamos pela Pza Madonna di Aldobrandini e caminhamos atée a Capelle de Medicee. Essa capela também é ponto obrigatorio, a estrutura é simplemente fantastica... a familia Medicee é muito importante na historia da cidade e uma das responsaveis pelas riqueza artistica de firenze. A Basilica de San Lorenzo, que fica logo atras da Capela Medice, tambem deve ser visitada, porém nao conseguimos entrar, fomos barrados porque a missa tinha começado, eu tentei entrar por duas portas diferentes dizendo que queria rezar e nao me deixarm entrar, mas ta valendo... Passamos também pela segunda vez pelo Mercatto Centralle, que estava fechado de novo, descobrimos que o mercado abre as 7h e fecha as 14h, enfim horario de feira de rua do Brasil.
Encerramos o dia na maior das aventuras até o presente momento, subimos os 460 degraus DUOMO de Firenze. Eu confesso que particularmente fiquei muito e bastante nervoso com a altura... quem me conhece sabe quanto medo eu tenho de altura, nauseas o tempo todo e um sentimento de Panico foram enfrentados, levei alguns varios minutos para conseguir respirar normalmente e conseguir andar no topo do topo do DUOMO, mas uma vez enfrentei meu medo e valeu muitissimo a pena... fotos e uma visao simplesmente extraordinaria de Firenze... IMPERDIVEL!!! Mesmo para quem tem medo de altura, como é meu caso, eu aconselho a passar por essa aventura... UFA!!! Chega!!!
Voltamos para casa, era passado das 20h da noite e fomos planejar o dia seguinte:
SIENA, a terra do PALIO!!!

Nenhum comentário: