domingo, 15 de março de 2009

Diário de La Paz: 15 y 16 de Marzo, 2009




15 de Marzo de 2009 - 17h50m - TACA - Voo 039 - São Paulo - Lima - La Paz
São Paulo, 32 graus ao pico do meio dia de sábado.
La Paz, 4 graus, as 23h55m do mesmo dia.

Na mala? Nenhuma blusa ou agasalho, somente o que trago no corpo!!!


Essa é a terceira mudança climática desse mês! Na próxima semana tem mais uma, porém em território brasileiro.

Não passei mal com a ALTITUDE! Outro mito derrubado - me sinto meio um programa que tem na tv a cabo chamado "Mithybusters" em bom português "Os Caçadores de Mitos", uma dupla que desvenda os mistérios de mitos populares. Eu realmente me sinto um Mithybuster, nos ultimos 2 anos de viagem. As pessoas tem uma grande tenências, bom pelo menos parte delas, muita das vezes, pelo menos algumas que me cercam, em te contar as coisas ruins dos locais onde vou visitar, porém tenho provado ao contrário, se você estiver lendo esse blog poderá constatar que eu só tive boas experiências até agora.
Voltando a ALTITUDE, meus sintomas foram uma leve pressão na testa, que NÃO virou a dor de cabeça insuportável, que alguns se referem; e uma leve pressão no peito, quando desci de 4061 metros de altitude para 3600 metros que é a altitude do hotel onde estou.

Sobre o aeroporto pesquisei algumas informações:


O Aeroporto Internacional de El Alto serve a cidade de La Paz Capital Federal da Bolívia.((Seus códigos |IATA LPB |ICAO SLLP)) Sua Pista, de cabeceiras direcionadas 10/28 tem 4.000 metros de comprimento, é construida em comcreto.

O aeroporto esta localizado na cidade de El Alto, perto da cidade de La Paz, que serve o tráfego aéreo nacional e internacional. A uma altitude de: 4.061 mt, é um dos maiores aeroportos internacionais do mundo.

=====

Sobre a cidade, eu sabia pouco então fui pesquisar, vejam o que encontrei:

La Paz é o município mais populoso da Bolívia. Localiza-se no oeste do país, a 3660 metros de altitude. Tem perto de 1 613 000 habitantes. Embora Sucre continue legalmente a ser a capital do país, o governo tem a sua sede na cidade de La Paz desde 1898. É ainda sede do departamento de La Paz.

La Paz está entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes; entre a elevada Meseta andina e os vales mais baixos.

A parte sul (Zona Sur) tem uma geografia similar, com montes menos elevados e encontra-se a menor altitude que o resto da área urbana.

Na Cordilheira dos Andes (a este da cidade) encontra-se o Illimani (6.465 msnm), cuja silhueta formou o emblema da cidade desde a sua fundação.


=====

Hoje a tarde, domingão, após uma manhã de trabalho revisando agenda, pensando em ferramentas de aprendizagem, processos metodologicos e abordagens didatico-pedagógicas, resolvemos sair para almoçar e andar pela cidade. O restaurante NEW TOQUIO, sim sou aafficciioonnaaddoo em comida japonesa, chinesa, koreana, indiana enfim oriental. Após os sushis, huaris (cerveja local) e chá de coca para digestão, fomos caminhar no centro, infelizmente muita coisa estava fechada, mas foi bem interessante fazer compra num supermercado popular, programa bem caseiro para um turista de primeira viagem a La Paz, porém aprendi que água, coca-cola e coisinhas para beliscar, são mais baratas quando comprado nos mesmos locais que a população local compra.

Voltamos para o Hotel, eu muito cansado, consegui dormir durante duas horas, e da-lhe trabalho, até as 23h da noite. O Taller (oficina) começa amanhã, e só para variar estou um poquito ansioso, normal!!!

Abaixo comparto con ustedes una canción que habla sobre La Paz. Infelizmente não encontrei ainda o audio na net.

Prometo voltar aqui para relatar mais essa aventura em meu passaporte.

=====
Linda la paz
Jach’a mallku
Ritmo: cullawada

Cuando llegue a la paz
Me encontre una lina ciudad
Con sus florcitas
Lindas cholitas
Que linda que es la paz (bis)

Vamos todos a cantar
Esta cullawita
Vamos todos a bailar
Esta cullawita
Con sus florcitas
Lindas cholitas
Que linda que es la paz

quinta-feira, 12 de março de 2009

EUA - Como foram os últimos dias!!! E Planos futuros!!!








São Paulo, 12 de Março de 2009.

Tem dois dias que cheguei dos States, não fui a Nova Iorque, dentre todas as desculpas que poderia me dar, a esperança de voltar logo está entre elas, conhecer esse pedaço de chão tão xingados por um e idolatrados por outro, posso dizer que não faço parte mais, de nenhuma das duas turmas.
Visitamos alguns espaços fantásticos em DC, Museu de História Natural, Museu Espacial, Museu de História Americana, Castelo Smithsoniam, a Galeria Nacional de Artes e o Museu da Nasa... Enfim, entre Aeronaves, animais, livros e foguetes, sentimentos de estar muito impactado com a beleza dos lugares, a limpeza, educação do povo, a estética americana (inspirada em diferentes culturas confesso), também estava ali presentes dentro de mim, um sentimento de opressão pela ostentação dos armamentos bélicos, dos monumentos aos não sei quantos mil, milhares e milhões mortos nas Guerras X,Y e Z.
Enfim, foi bom conhecer a América NO norte, conhecer mais esse pedacinho do mundo, contribuiu com o processo de me tornar um ser humano melhor a cada dia, mais tolerante a cada dia e mais sensível no ato de dividir com o outro a experiência da viagem nessa nave mãe!

Atrasei um pouco para retornar aqui, meu espaço e cantinho das aventuras...aliás tem outras pintando aí, semana que vem está pintando LA PAZ (quero ir ao lago TITICACA) em seguida CHILE, que preparem "los Vinos".

Ah! As fotos da Viagem estão no Album Virtual do Picassa, clica aqui.


E hoje, dia abafado, quente e chuvoso, bom para curtir uma melancolia retardada, então lá vai a musica e clipe que "estilinga" para minha adolescência.


BUILD
Construção



CLAMBERING MEN IN BIG BAD BOOTS
Homens escalando com botas grandes e ruins
DUG UP MY DEN, DUG UP MY ROOTS
Cavaram minha guarida, cavaram minhas raízes
TREATED US LIKE PLASTICINE TOWN
Tratou-nos como uma cidade de cera
THEY BUILT US UP AND KNOCKED US DOWN
Eles nos construíram e nos destruíram

FROM MECCANO TO LEGOLAND
Do modelo Meccano ao Legoland
HERE THEY COME WITH A BRICK IN THEIR HAND
Chegam aqui com um tijolo em suas mãos
MEN WITH HEADS FILLED UP WITH SAND
Homens com as cabeças cheias de areia
IT'S BUILD
Isso é construção

IT'S BUILD A HOUSE WHERE WE CAN STAY
É construir uma casa onde podemos ficar
ADD A NEW BIT EVERYDAY
Acrescenta um novo pedaço a cada dia
IT'S BUILD A ROAD FOR US TO CROSS
É construir uma estrada para agente atravessar
BUILD US LOTS AND LOTS AND LOTS AND LOTS AND LOTS
Constrói-nos muito e muito e muito e muito e muito

WHISTLING MEN IN YELLOW VANS
Homens assobiando em Vans amarelas
THEY CAME AND DREW US DIAGRAMS
Eles chegaram e nos desenharam diagramas
SHOWED US HOW IT ALL WORKED IT OUT
Mostrou-nos como tudo isso funcionava
AND WROTE IT DOWN IN CASE OF DOUBT
E tomaram nota em caso de dúvida

SLOW, SLOW AND QUICK, QUICK, QUICK
Lento, lento e rápido, rápido, rápido
IT'S WALL TO WALL AND BRICK TO BRICK
É parede por parede e tijolo por tijolo
THEY WORK SO FAST IT MAKES YOU SICK
Trabalham tão rápido que te deixa doente
IT'S BUILD
Isso é construção

IT'S BUILD A HOUSE WHERE WE CAN STAY
É construir uma casa onde podemos ficar
ADD A NEW BIT EVERYDAY
Acrescenta um novo pedaço a cada dia
IT'S BUILD A ROAD FOR US TO CROSS
É construir uma estrada para agente atravessar
BUILD US LOTS AND LOTS AND LOTS AND LOTS AND LOTS
Constrói-nos muito e muito e muito e muito e muito

IT'S BUILD
É construção

DOWN WITH STICKS AND UP WITH BRICKS
Desça com madeira e suba com tijolos
IN WITH BOOTS AND UP WITH ROOTS
Entrem usando botas e suba com raízes
IT'S IN WITH SUITS AND NEW RECRUITS
Estão dentro com ternos e novos operários
IT'S BUILD


recordar é viver, assista aqui o clip do The HouseMartins - BUILD

terça-feira, 3 de março de 2009

Diário USA: Chantilly Virginia - Washington DC









Sábado, 28 de Fevereiro de 2009.

A correria é a mesma de sempre, faz mala, prepara as coisas, passaporte na mão, porém dessa vez o destino é o que eu achei que era o mais improvável até então. Sim, estou embarcando para a terra do "Tio Sam"! A despeito de todo meu preconceito em relação ao povo que vive na américa do norte, eu estava um tanto excitado com essa viagem. Uma mistura de ansiedade, tensão e uma sorte de sentimentos que me confudem. Medo, é um deles, as pessoas no Brasil, tem uma mania de aterrorizar novatos de viagens! Para cada local que você vai, que alguém já foi, tem uma série de recomendacões e parte dela é para "não fazer isso", "não fazer aquilo", "evitar isso", "evitar aquilo", enfim uma série de "recomendações", que mais "terrifies you, than helps you"... O vôo, foi tranquilo, apesar da aeronave velha, do flyghtatendent gordinho com mais idade :-), da comida mais ou menos, enfim... o mito desfeito: compania aérea renomada, com serviço um tanto duvidoso... mas para mim, tudo estava uma maravilha, afinal eu estava também muito empolgado... foi difícil dormir... todas as informações da cabine do piloto, falavam do frio que estava fazendo em nosso destino, o pequeno aeroporto de Dulles Washington, que não ficava em Washington, mas sim numa cidade de aprox. 40mil habitantes, há 40km de Washington-DC, chamada CHANTILLY, uma cidade da grande Washington, enfim, fazendo um paralelo é Osasco em relação a Sampa.
Chegamos as 6h da manhã. Na imigração - primeira fila - duas perguntas: o que você veio fazer aqui? quanto tempo vai ficar? Na segunda fila, checagem de segurança, quatro perguntas: O que vc veio fazer aqui? com que trabalha? já esteve na África? (estava escrito no formulário) quanto tempo vai ficar? e TCHAU!!! Sim, ele simplesmente não pediu para abrir nenhuma mala, não pediu nenhum documento extra... aco contrário do que meus amigos diziam, minha cara disso ou daquilo, não foi interpretada dessa forma, pelos conterrâneos dos "TIO SAM". A Sandra, minha amiga que me acompanha nessas viagens (melhor, sou eu quem a acompanha nessas aventuras ao redor do projeto piloto que estamos desenvolvendo na América Latina), ela teve que ir para a salinha e abrir as malas e passar no RX novamente.
Saímos do Aerorpoto e esta nevando... isso mesmo, pela primeira vez estou vendo neve, é uma visão bonita, tudo branco, carros cobertos de neve, estacionamentos, árvores, estradas, morros e montanhas coberto de neve. Faz frio, mas nada insuportável ainda... Um boliviano, de cochabamba, dirige o shuttle, até o hotel Wingate Hotel. O hotel é legal, o melhor é a maquina de café dentro do quarto, microwave e mini-bar :-). Estamos um tanto distante das coisas aqui, na verdade temos alguns restaurantes por perto e algumas loginhas e grosseries mais é um bairro residencial e onde estamos estão concentrados vários hotéis. Correr para desfazer a mala, tomar café e rua...Durante o café encontramos as colegas de trabalho da Africa, escritório do Kênya. Elas se juntam a nossa aventura do dia. Um taxista, com o carro paracendo meu quarto de tão organizado, nos leva até a estação de metro em Viena - linha laranja, e vamos até o Metro Center, trocar para a linha vermelha e paramos na UNION Station, onde saímos de onibus em onibus, perguntando quanto custa a diária do "hip on hip" o que eles chamams de "seensight" é um busão, onde você paga o ticket e anda por toda a cidade, visitando os pontos turísticos, e pode sair andar, e entrar no próximo sem pagar durante 24hrs. Passamos o dia todo visitando os locais que sempre vemos na Tv e na telona, em vários filmes que mostram Washington... dentre eles eu visitei:

O Cume do Capitólio (Capitol Hill), que possui 24 metros de altitude, é um morro localizado próximo ao centro geográfico de Washington. Ali estão localizados:

* O Capitólio dos Estados Unidos da América, localizado próximo ao centro geográfico de Washington. É onde os membros do Congresso americano encontram-se para discutir e adotar legislação. Possui 91 metros de altura, e é considerado uma das mais belas estruturas do país.

* A Suprema Corte dos Estados Unidos da América, onde os membros da corte suprema do país reúnem-se em sessões para discutir leis e decisões tomadas por cortes de níveis inferiores. Turistas não somente podem apreciar a arquitetura do edifício como podem também atender às sessões da Corte.


* O National Mall é um grande parque localizado no centro de Washington. Possui 3 km de comprimento, esticando-se desde o Capitólio dos Estados Unidos até o Memorial de Lincoln. Foi inaugurado no começo do século XX. Nele estão localizados:

* O Smithsonian Institution, um complexo de museus e parques, localizado ao longo do National Mall.

* A Casa Branca, inaugurada em 1 de novembro de 1800. É a residência oficial e o principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos da América.


* O Monumento de Washington, um obelisco dedicado a George Washington, e parte da National Mall. Foi inaugurado em 1888, e possui 169,29 metros de altura, sendo a estrutura mais alta da cidade. Uma lei do Distrito proíbe a construção de edifícios mais altos do que o Monumento de Washington. O obelisco contém um observatório no topo, onde turistas podem ver praticamente toda a cidade.

* O Lincoln Memorial, um monumento de granito, dedicado a Abraham Lincoln. Ele foi assassinado na cidade, em 1865, no Ford's Theatre.

* O Jefferson Memorial, dedicado a Thomas Jefferson.

* O Roosevelt Memorial, dedicado a Franklin Delano Roosevelt.

* O Vietnam Veterans Memorial, dedicado às pessoas que serviram na Guerra do Vietnã.

* O Ford's Theatre, famoso por ser o local onde o Presidente Abraham Lincoln foi assassinado, em 1865. Além de ser um teatro, é também um museu nos dias atuais.

* A Galeria Nacional de Arte

Outros pontos que gostaria de acrescentar são carrinhos de hot-dogs, as diet-cokes, os cafés, hot-chocolates, água, maps, e no dia que estavamos lá O FRIO, muito frio, alguns graus bemmm abaixo de zero...

O retorno para o Hotel, teve um aquecimento, resolvi voltar no trajeto na parte de cima do busão, que era aberto, então multiplica aí a sensação de frio..., mas valeu a pena... o agasalho de tec-tell, um cachecol e uma blusa de lã, já foram suficientes...
O Metro com o ar aquecido, foi mais que bem vindo, para todos nós, principalmente para as meninas da África que estavam como picolés-humanos...rsrsrs... um bom e longo cochilo no taxi até o hotel, foi interrompido pela parada no mercado, para comprar algumas coisas para comer, pois não estavam servindo jantar no hotel, entao diet-cocke e lanche de microndas.

Na segunda, dia 02/03, começou a reunião de trabalho, a principio um pouco vagarosa, as pessoas ainda encantadas com a neve, alguns que estavam presos no transito por causa da neve, e outros que estavam morrendo de frio por causa da neve... e a musiquinha na minha cabeça, que o refrão dizia "Let's Snow, Let's Snow, Let's snow"...

Daqui alguns dias volto aqui, os planos são um tanto de reuniões, e se (e vai) sobrar tempo pra irmos a Nova York e voltar para Domingo passar nos museus novamente em DC.