

15 de Marzo de 2009 - 17h50m - TACA - Voo 039 - São Paulo - Lima - La Paz
São Paulo, 32 graus ao pico do meio dia de sábado.
La Paz, 4 graus, as 23h55m do mesmo dia.
Na mala? Nenhuma blusa ou agasalho, somente o que trago no corpo!!!
Essa é a terceira mudança climática desse mês! Na próxima semana tem mais uma, porém em território brasileiro.
Não passei mal com a ALTITUDE! Outro mito derrubado - me sinto meio um programa que tem na tv a cabo chamado "Mithybusters" em bom português "Os Caçadores de Mitos", uma dupla que desvenda os mistérios de mitos populares. Eu realmente me sinto um Mithybuster, nos ultimos 2 anos de viagem. As pessoas tem uma grande tenências, bom pelo menos parte delas, muita das vezes, pelo menos algumas que me cercam, em te contar as coisas ruins dos locais onde vou visitar, porém tenho provado ao contrário, se você estiver lendo esse blog poderá constatar que eu só tive boas experiências até agora.
Voltando a ALTITUDE, meus sintomas foram uma leve pressão na testa, que NÃO virou a dor de cabeça insuportável, que alguns se referem; e uma leve pressão no peito, quando desci de 4061 metros de altitude para 3600 metros que é a altitude do hotel onde estou.
Sobre o aeroporto pesquisei algumas informações:
O Aeroporto Internacional de El Alto serve a cidade de La Paz Capital Federal da Bolívia.((Seus códigos |IATA LPB |ICAO SLLP)) Sua Pista, de cabeceiras direcionadas 10/28 tem 4.000 metros de comprimento, é construida em comcreto.
O aeroporto esta localizado na cidade de El Alto, perto da cidade de La Paz, que serve o tráfego aéreo nacional e internacional. A uma altitude de: 4.061 mt, é um dos maiores aeroportos internacionais do mundo.
=====
Sobre a cidade, eu sabia pouco então fui pesquisar, vejam o que encontrei:
La Paz é o município mais populoso da Bolívia. Localiza-se no oeste do país, a 3660 metros de altitude. Tem perto de 1 613 000 habitantes. Embora Sucre continue legalmente a ser a capital do país, o governo tem a sua sede na cidade de La Paz desde 1898. É ainda sede do departamento de La Paz.
La Paz está entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes; entre a elevada Meseta andina e os vales mais baixos.
A parte sul (Zona Sur) tem uma geografia similar, com montes menos elevados e encontra-se a menor altitude que o resto da área urbana.
Na Cordilheira dos Andes (a este da cidade) encontra-se o Illimani (6.465 msnm), cuja silhueta formou o emblema da cidade desde a sua fundação.
=====
Hoje a tarde, domingão, após uma manhã de trabalho revisando agenda, pensando em ferramentas de aprendizagem, processos metodologicos e abordagens didatico-pedagógicas, resolvemos sair para almoçar e andar pela cidade. O restaurante NEW TOQUIO, sim sou aafficciioonnaaddoo em comida japonesa, chinesa, koreana, indiana enfim oriental. Após os sushis, huaris (cerveja local) e chá de coca para digestão, fomos caminhar no centro, infelizmente muita coisa estava fechada, mas foi bem interessante fazer compra num supermercado popular, programa bem caseiro para um turista de primeira viagem a La Paz, porém aprendi que água, coca-cola e coisinhas para beliscar, são mais baratas quando comprado nos mesmos locais que a população local compra.
Voltamos para o Hotel, eu muito cansado, consegui dormir durante duas horas, e da-lhe trabalho, até as 23h da noite. O Taller (oficina) começa amanhã, e só para variar estou um poquito ansioso, normal!!!
Abaixo comparto con ustedes una canción que habla sobre La Paz. Infelizmente não encontrei ainda o audio na net.
Prometo voltar aqui para relatar mais essa aventura em meu passaporte.
=====
Linda la paz
Jach’a mallku
Ritmo: cullawada
Cuando llegue a la paz
Me encontre una lina ciudad
Con sus florcitas
Lindas cholitas
Que linda que es la paz (bis)
Vamos todos a cantar
Esta cullawita
Vamos todos a bailar
Esta cullawita
Con sus florcitas
Lindas cholitas
Que linda que es la paz