Sábado, 28 de Fevereiro de 2009.
A correria é a mesma de sempre, faz mala, prepara as coisas, passaporte na mão, porém dessa vez o destino é o que eu achei que era o mais improvável até então. Sim, estou embarcando para a terra do "Tio Sam"! A despeito de todo meu preconceito em relação ao povo que vive na américa do norte, eu estava um tanto excitado com essa viagem. Uma mistura de ansiedade, tensão e uma sorte de sentimentos que me confudem. Medo, é um deles, as pessoas no Brasil, tem uma mania de aterrorizar novatos de viagens! Para cada local que você vai, que alguém já foi, tem uma série de recomendacões e parte dela é para "não fazer isso", "não fazer aquilo", "evitar isso", "evitar aquilo", enfim uma série de "recomendações", que mais "terrifies you, than helps you"... O vôo, foi tranquilo, apesar da aeronave velha, do flyghtatendent gordinho com mais idade :-), da comida mais ou menos, enfim... o mito desfeito: compania aérea renomada, com serviço um tanto duvidoso... mas para mim, tudo estava uma maravilha, afinal eu estava também muito empolgado... foi difícil dormir... todas as informações da cabine do piloto, falavam do frio que estava fazendo em nosso destino, o pequeno aeroporto de Dulles Washington, que não ficava em Washington, mas sim numa cidade de aprox. 40mil habitantes, há 40km de Washington-DC, chamada CHANTILLY, uma cidade da grande Washington, enfim, fazendo um paralelo é Osasco em relação a Sampa.
Chegamos as 6h da manhã. Na imigração - primeira fila - duas perguntas: o que você veio fazer aqui? quanto tempo vai ficar? Na segunda fila, checagem de segurança, quatro perguntas: O que vc veio fazer aqui? com que trabalha? já esteve na África? (estava escrito no formulário) quanto tempo vai ficar? e TCHAU!!! Sim, ele simplesmente não pediu para abrir nenhuma mala, não pediu nenhum documento extra... aco contrário do que meus amigos diziam, minha cara disso ou daquilo, não foi interpretada dessa forma, pelos conterrâneos dos "TIO SAM". A Sandra, minha amiga que me acompanha nessas viagens (melhor, sou eu quem a acompanha nessas aventuras ao redor do projeto piloto que estamos desenvolvendo na América Latina), ela teve que ir para a salinha e abrir as malas e passar no RX novamente.
Saímos do Aerorpoto e esta nevando... isso mesmo, pela primeira vez estou vendo neve, é uma visão bonita, tudo branco, carros cobertos de neve, estacionamentos, árvores, estradas, morros e montanhas coberto de neve. Faz frio, mas nada insuportável ainda... Um boliviano, de cochabamba, dirige o shuttle, até o hotel Wingate Hotel. O hotel é legal, o melhor é a maquina de café dentro do quarto, microwave e mini-bar :-). Estamos um tanto distante das coisas aqui, na verdade temos alguns restaurantes por perto e algumas loginhas e grosseries mais é um bairro residencial e onde estamos estão concentrados vários hotéis. Correr para desfazer a mala, tomar café e rua...Durante o café encontramos as colegas de trabalho da Africa, escritório do Kênya. Elas se juntam a nossa aventura do dia. Um taxista, com o carro paracendo meu quarto de tão organizado, nos leva até a estação de metro em Viena - linha laranja, e vamos até o Metro Center, trocar para a linha vermelha e paramos na UNION Station, onde saímos de onibus em onibus, perguntando quanto custa a diária do "hip on hip" o que eles chamams de "seensight" é um busão, onde você paga o ticket e anda por toda a cidade, visitando os pontos turísticos, e pode sair andar, e entrar no próximo sem pagar durante 24hrs. Passamos o dia todo visitando os locais que sempre vemos na Tv e na telona, em vários filmes que mostram Washington... dentre eles eu visitei:
O Cume do Capitólio (Capitol Hill), que possui 24 metros de altitude, é um morro localizado próximo ao centro geográfico de Washington. Ali estão localizados:
* O Capitólio dos Estados Unidos da América, localizado próximo ao centro geográfico de Washington. É onde os membros do Congresso americano encontram-se para discutir e adotar legislação. Possui 91 metros de altura, e é considerado uma das mais belas estruturas do país.
* A Suprema Corte dos Estados Unidos da América, onde os membros da corte suprema do país reúnem-se em sessões para discutir leis e decisões tomadas por cortes de níveis inferiores. Turistas não somente podem apreciar a arquitetura do edifício como podem também atender às sessões da Corte.
* O National Mall é um grande parque localizado no centro de Washington. Possui 3 km de comprimento, esticando-se desde o Capitólio dos Estados Unidos até o Memorial de Lincoln. Foi inaugurado no começo do século XX. Nele estão localizados:
* O Smithsonian Institution, um complexo de museus e parques, localizado ao longo do National Mall.
* A Casa Branca, inaugurada em 1 de novembro de 1800. É a residência oficial e o principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos da América.
* O Monumento de Washington, um obelisco dedicado a George Washington, e parte da National Mall. Foi inaugurado em 1888, e possui 169,29 metros de altura, sendo a estrutura mais alta da cidade. Uma lei do Distrito proíbe a construção de edifícios mais altos do que o Monumento de Washington. O obelisco contém um observatório no topo, onde turistas podem ver praticamente toda a cidade.
* O Lincoln Memorial, um monumento de granito, dedicado a Abraham Lincoln. Ele foi assassinado na cidade, em 1865, no Ford's Theatre.
* O Jefferson Memorial, dedicado a Thomas Jefferson.
* O Roosevelt Memorial, dedicado a Franklin Delano Roosevelt.
* O Vietnam Veterans Memorial, dedicado às pessoas que serviram na Guerra do Vietnã.
* O Ford's Theatre, famoso por ser o local onde o Presidente Abraham Lincoln foi assassinado, em 1865. Além de ser um teatro, é também um museu nos dias atuais.
* A Galeria Nacional de Arte
Outros pontos que gostaria de acrescentar são carrinhos de hot-dogs, as diet-cokes, os cafés, hot-chocolates, água, maps, e no dia que estavamos lá O FRIO, muito frio, alguns graus bemmm abaixo de zero...
O retorno para o Hotel, teve um aquecimento, resolvi voltar no trajeto na parte de cima do busão, que era aberto, então multiplica aí a sensação de frio..., mas valeu a pena... o agasalho de tec-tell, um cachecol e uma blusa de lã, já foram suficientes...
O Metro com o ar aquecido, foi mais que bem vindo, para todos nós, principalmente para as meninas da África que estavam como picolés-humanos...rsrsrs... um bom e longo cochilo no taxi até o hotel, foi interrompido pela parada no mercado, para comprar algumas coisas para comer, pois não estavam servindo jantar no hotel, entao diet-cocke e lanche de microndas.
Na segunda, dia 02/03, começou a reunião de trabalho, a principio um pouco vagarosa, as pessoas ainda encantadas com a neve, alguns que estavam presos no transito por causa da neve, e outros que estavam morrendo de frio por causa da neve... e a musiquinha na minha cabeça, que o refrão dizia "Let's Snow, Let's Snow, Let's snow"...
Daqui alguns dias volto aqui, os planos são um tanto de reuniões, e se (e vai) sobrar tempo pra irmos a Nova York e voltar para Domingo passar nos museus novamente em DC.
Um comentário:
Send My regards to OBAMA
Postar um comentário