Lima, Peru – a segunda viagem ao país dos Incas....
12/09 – RECIFE – SÃO PAULO – LIMA – SÃO PAULO – RECIFE – 25/09
Dessa vez a viagem tem uma “perna a mais”. Sim estou morando em Recife há duas semanas e já estou fazendo minha primeira viagem com conexão em Sampa. Força do destino ou não terei que passar uma noite em Sampa na casa dos amigos, lucro para mim, rever meus amados. Detalhes no Poesias Rupestres. Chego em Sampa as 21h, e sou recebido com Pizza Paulistana, hummmm saudades... Pizza BBBD - Boa, Bonita, Barata e Deliciosa. Loucura as 6 da manhã estou de volta ao aeroporto para a segunda aventura do “Peru”!!! trocadilho infame, eu sei, mas também inevitável, rsrsrs. Chego a Lima, por volta das 11h30m horário local, ou seja duas horas atrás do horário do Brasil.
O Plano: passar duas semanas em Lima em três eventos diferentes, com locais e propósitos diferentes.
NOTA HISTÓRICA PEDAGÓGICA:
O Peru conserva a História da grande civilização Inca reflectida na antiga capital inca Cuzco, na cidade perdida de Machu Picchu e no Lago Titicaca. O país tem uma diversidade geográfica assinalável, desde os Andes com montanhas e glaciares de grande beleza, onde os habitantes locais ainda conservam o seu modo de vida ancestral e falam o quechua, passando pela floresta amazónica com uma grande biodiversidade, até aos desertos do litoral onde predominam as dunas e as cidades piscatórias.
O Peru tem fronteiras com o Equador, a Colômbia, o Brasil, a Bolívia e o Chile com uma área aproximada de 1 milhão e 300 mil km e uma população de 25 milhões de habitantes. O país encontra-se dividido em três regiões distintas: a costa do Pacifico que inclui a capital Lima, a cordilheira dos Andes e a selva tropical próxima da fronteira com o Brasil.
Lima é a capital e a maior cidade do Peru situada perto da costa do Pacífico. Igualmente foi capital do Vice-Reinado do Peru na época colonial. Lima é também a capital da província de Lima.
História:
Foi fundada por Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535 com o nome em espanhol de Ciudad de los Reyes (Cidade dos Reis). No entanto, com o tempo persistiu seu nome original, que vem provavelmente do idioma aimará (lima-limaq, ou flor amarela) ou do quíchua, por causa de seu rio, Rímac. Nos primeiros mapas do Peru se podem ver conjuntamente os nomes Lima e Ciudad de los Reyes. Foi a capital do Vice-Reino do Peru até a independência.
Em 1746 boa parte da cidade foi destruída por um terremoto. Entre 1881 e 1883 foi ocupada pelo Chile durante a Guerra do Pacífico.
Um comentário:
caro guia
muito boa descriçao, vou falar p diva olhar e se inspirar p/os passeios em Lima,
um ab
Edu
Postar um comentário