quinta-feira, 15 de abril de 2010

12/04 - Lunedi - secondo giorno en ROMA

Dia do Vaticano!

 
Hoje foi um dia dedicado ao Vaticano, afinal nunca é demais rezar/orar um pouco ou muito depende do se conceito e pratica de fé.

 
Chegamo a Praça Sao Pedro, aproximadamente as 10h, onde encontramos uma imensa, mas movimentada fila, de novo fugiamos dos preços mais caros da "prenotazione". Apos uma hora e meia de fila, chegamos ao Musei Vaticani (leia-se no plural, pois o mapa do Museu contém 6 museus, 1 pinacoteca, 2 galerias, 1 capela [a Sistina] e uma par de salas de gente importante). Enfim, tem que dedicar tempo para tudo isso, passamos por muita coisa, muita mesmo... corremos quase literalmente para chegar na Capela Sistina as 11h30m.

 
Dentro do Museu e Capela Sistina o que mais me chamou a atençao em ordem foi:
  • Giovanni Banchi (varias)
  • Sadao Watanabe: tokyo 1913
  • Ennio Molorth: la donna di varsovia
  • Jesus-Rafael Soto: vibrazione orizzontale 1970
  • Mirko Basaldelle: crocificazzione, 1968 e La Virgene saggia, 1968

Lanchamos no jardim do museu, acompanhado de um gato vira-latas que nao parava de agradar o DK, atras de comida... eu gosto de gatos, mas esse estava sujo e com sarna... credo! rsrsrs.... foi muito engraçado ver o gatinho atacando os gringos (pior q eu tb to nessa de gringo agora =]), teve uma hora que ele agarrou um pedaço de pizza, que era uma cena de pastelao... a gringa puxando de um lado e o gato de outro... rsrs... e queijo para tudo que era de lado...rsrsrs..

 E na Pinacoteca:
  • Raffaello Sanzio: tranfigurazione; incoranazione della virgene
  • Giulio Pippi/Ramero/Francesco Penni: la madonna di monteluce
  • Paris Bordonne: san gioggio
  • Frederico Fiori: san franscesco
  • Cerchiedi Girolano s: san sebastiano
  • Ludovico Carrrecci: sacrificio de isaque
  • Girolano Muzziano: san francesco
  • Pietro Berretti: david
  • Francesco Mancini: Amore e Pan
Saimos do Museu eram aproximadamente quase 15h30m da tarde. Aproveitamos para passar por algumas lojinhas locais que vendem bugigangas para fazermos o famoso levantamento de preços =]

Em seguida fomos a Pza de Sao Pedro, para visitar a Basilica que leva nome do mesmo apostolo! A fila foi muito rapida, Kiko pagou mico ao quadrado, estamos na fila com uns 50 ou mais adolescentes, membros de um coral local, que cantariam na missa das 18h. Começamos a tirar sarro e de repente Kiko começou a cantar opera, duas adolescentes que estavam no nosso lado nao aguentaram e começaram a rir, foi uma situaçao muito engraçada, que serviu para descontrair os menos de 15 minuto de fila.

A igreja é fantastica!!! Simplesmente extraordinaria!!! Vou te contar de todas duzias de igrejas que vimos até agora essa, definitivamente me tirou o folego, é suntuosa, enorme, gigante as esculturas, as pinturas de 5 ou mais metros... os mosaicos no chao, os detalhes minusculos, as pequenas capelas menores dentro... da para fazer missas paralelas aqui dentro.. fiquei extremamente curioso para andar pelos calabouçous dessa magnifica igreja!

O dia de hoje foi com certeza, muito marcante.

PS: MOMENTO DE CONFISSAO!!! O fato de vc ter por perto, alguém (no  meu caso, uma amante e estudiosa das artes: Rita Demarchi) que influencia seu gosto e olhar sobre a arte, faz com que vc crie expectativas muita das vezes acima do que se pode esperar (acho que é por isso que sao chamadas de expectativas). Eu confesso, gostei muito, gostei mesmo da Capela Sistina, é extraordinario ver aquilo tudo e saber que um "unico" homem idealizou e pintou aquilo tudo, é fantastico... mas.... ficou um mas... eu fiquei la dentro 1 hora, olhando detalhes (profanando a obra, confesso que tirei algumas fotos escondidas, era mais legal pq era proibido: NAO façam isso!!!!) e sai com a sensaçao de que tenho que voltar e ver de novo, pq so tenho uma visao geral de tudo por aqui... quem sabe da proxima vez!!!

Bom é isso! Serei perdoado?

Baci!!!

Um comentário:

RitaDemarchi disse...

sim, Rani, vc está perdoado, assim como o restante da humanidade. Pode acontecer de nos decepcionarmos com algo porque tínhamos expectativas que ultrapassavam a realidade... normal...
Mas podemos tb nos surpreender tanto que não dá p perceber tudo de uma vez só e ficamos "só" com a visão geral... o que já é muita coisa...
Baci! sinto orgulho de vc! (como se vc precisasse...rsrr)