quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia 13 de Outubro - Newport Pagnel Trabalho & Entrando numa fria

Hello Folks!!!

What day is it today?
Today is Wednesday!!

How is it the day today?
Today is a cloudy day!!!

(recordando as aulas de ingles da Professora Sadakô)


Acordo as 7h e o dia está cinza, na hora do almoço o dia é cinza, no fim da tarde o dia é?... CINZA!!!
Tá explicando essas conversas de que os ingleses são frios, formais, depressivos... o país é lindo, mas sem a luz do sol as coisas são menos bonitas do que aparentam.
Das 08h30m as 17h00 tive que fazer um grande esforço para não cochilar, acho que o cansaço está batendo as portas. O quarto pequeno parece tão confortável, mas também claustrofóbico... rs... Na TV só programas chato, ainda bem que baixei alguns filmes em meu netbook e pude me distrair nos intervalos assistindo um pouco de "Anjos e Demônios".
Durante o dia, o chefe deixou recado no skype, pedindo uma reunião de emergência que na verdade não tinha nada de emergência, mas enfim, normal o que é urgente e importante para um certamente e, dificilmente será o mesmo para outro. Em seguida, mais uma hora de uma reunião chata e sem fim, como grande parte delas tem se tornado.
Ao final do dia, fomos caminhar um colega de trabalho e eu, a fim de fazer algum tipo de exercício e não pirar trancafiado dentro do hotel. No meio do caminho encontramos um supermercado e resolvemos entrar, entre chocolates, coca-cola cherry, e uma caixa com 100 unidade de tick-tack, encontramos preservativos dentro de uma latinha redonda de metal que mais parecia um brinquedo. Bueno, o treco custava 3 pounds (libras) e me custou uma situação muito engraçada no caixa, quando tentei explicar para a moça do caixa que não iríamos levar... enfim, conteúdo para piadas e muito risos! Detalhes do episódio, só pessoalmente...rs
Deixei o MSN no ausente e uma ruma de gente tentou falar comigo, mas eu estava dormindo, foi mal pessoal.... até amanhã!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia 12 de Outubro - Newport Pagnel Trabalho & Vinho e Amizade em Milton Keynes


Exibir mapa ampliado

 
Esse é mais um daqueles eventos de 5 dias, que se não fosse a brilhante atuação da facilitadora, todos já estariam brigando e entediados. A metodologia do dia, ajuda-nos a não dormir durante as sessões que tentam sintetizar as aprendizagens. Os contextos são impressionantemente diferentes, o que o pessoal do Pasquistão está fazendo é simplesmente impressionante, já o trabalho da Albânia & Kosovo é extraordinário, os países da África, também demonstram significativo progressos, mas só é possível achar essas qualidades após ouvir o contexto que eles vivem, e isso não acontece nas sessões, mas durante o café, almoço, jantar... A participação da América Latina, é sempre esperada com muita ansiedade, nossas sessões de apresentação dos cartazes que fizemos é sempre uma das mais visitadas, talvez a forma como comunicamos nossa idéia, seja inclusive melhor do que como escrevemos em nossos relatórios – retoricamente – eu não tenho muita dúvida disso não.
O dia foi enfrentado na base do paracetamol, vitamina C, até as 18h da tarde. Após o jantar, ou melhor, após o prato que me serviram que tinha batata em pedaços cozidas e frita e embaixo dos dois filés de carne de cordeiro: PURÊ DE BATATA, enfim! RS
Após 10 minutos de papo no frio gelado de Newport, e algumas gargalhadas com o pessoal da Armênia, tomamos um taxi para visitar algum bar em Milton Keynes, 6,90 pounds foi o valor do Taxi. Encontramos um local bem legal, acho que era um shopping ao ar livre, um bar-restaurante chamado “Bella Itália” J. O trio, se tornou um quarteto com a presença de um CHIANTI (2008, blend) de 16 pounds e uma garrafa de água para acompanhar. Risos, histórias e algumas fotos depois voltamos para o De Vere Hotel, para descansar do dia exaustivo que tivemos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia 11/10 - "Newport Pagnell" - UK




Primeiro dia de trabalho na pequena Milton Keynes City, no simpático distrito de Newport Pagnell.


Newport Pagnell é uma cidadezinha moderna  e próspera situada no Nordeste de Buckinghamshire. A história da região remonta à Idade do Ferro e da cidade em si é a partir do período romano. A propósito aqui tem a ponte de ferro mais antiga da Europa.
 
Após tirar uma soneca a tarde, e jantar um frango de sabor duvidoso e um bacalhau com cara e formato de latinha, fomos (Maria Carolina, Reinaldo e Eu), caminhar na noite gelada de Newport... caminhamos até a Igreja Matriz de São Paulo e São João, onde tiramos as primeiras fotos com narizes vermelhos... Em seguida, antes de nos perdemos na  vazia cidadezinha gelada, paramos num Pub para tomar.... um café... desses tipo americanos (leia-se bem fraco). Whatever!


Após meia hora de caminhada, o melhor lugar para estar agora, é embaixo do endredon vendo Simpsons!


Muitos planos para o fim de semana!


Amanhã continuo...


PS: Estamos hospedado no De Vere Veneus.

Dia 10/10 - "País de Galles" - Beatiful London

Dia 09/10 - Brasil X Paris = 4 horas de espera no Charles De Gaulle

Ninguém merece!!!

Brasil para Paris = 11 horas
Espera em Paris = 4 horas
Paris para Londres = 1 hora
Taxiando e liberação na imigração = 1h30m

Fala sério!!!
Depois volto aqui para dar os detalhes

Post a 4 maos: dicas e mitos sobre a Italia


Post a 4 maos: dicas e mitos sobre a Italia


A. Sobre viagens e trens: www.trenitalia.it
1.      Para comprar você terá quatro opções
a.      Na bilheteria: você pode pedir para o atendente imprimir o itinierario das baldeações, eles não fazem isso se você não pedir e os bilhetes no caso de baldeações não informam o horário e numero trem, vem escrito somente via “nome da cidade”, por exemplo: Lucca para Venezia. No blilhete via escrito LUCCA => VENEZIA, via Prato /  Bologna. A atendente, vendo que se tratava de turista, gentilmente (coisa rara entre os italianos) imprimiu o roteiro das baldeações, onde constava os respectivos horários, números de trem  em cada estação.
b.      Nas maquinas novas: são as melhores para fazer as compras, você pode escolher o idioma para fazer a compra, inclusive em português. Você também poderá fazer pesquisas e combinações de roteiros e itinerários nessa maquina, coisa muito útil durante a viagem. CUIDADO uma indicação em vermelho EC Urbano, quer dizer ONIBUS, ou seja, essa parte do trajeto será feira com ônibus. Outra facilidade é que você pode pagar com cartão de debito ou credito, assim como em dinheiro em espécie.
c.      Nas maquinas velhas/antigas: a maioria das vezes elas não tem troco, então elas emitem um cupom com o valor correspondente que você devera trocar na bilheteria (tem que pegar a fila para isso). São confusas para o manuseio, o software é antigo, não tem opção de roteiro, não tem opção de idiomas.
d.      Nas tabacarias/jornaleiros: para as distancias curtas, em trens regionais, os jornaleiros, tabacarias, vendem percursos curtos de 30km, 50km e 70km, sempre são a melhor opção pois, nunca tem fila. O preço é tabelado, ou seja, tanto faz comprar na bilheteria ou no jornaleiro.
e.      Comprar no trem: é a menos indicada. Em alguns poucos trens, os fiscais possuem impressora para vender o bilhete na hora, porém não conte com a sorte.
2.      Tipos de TREM e suas observações:
a.      Trem Regional: são os mais devagar, mais simples, menos confortáveis e mais barato, param em todas as estações.
                                                              i.      OBRIGATORIA CONVALIDACAO do Ticket. TEM QUE VALIDAR O TICKET ANTES DE ENTRAR NO TREM, tem uma maquininha amarela onde vc coloca o ticket e ele imprime a data, hora e local, SE NÃO FIZER ISSO e o fiscal pegar PAGA MULTA DE 50 EUROS.
                                                            ii.      Se você esquecer de validar e entrar no trem, a primeira coisa que deve fazer é andar pelos vagões ate achar o fiscal e se desculpar por ter esquecido de validar e pedir para ele validar seu bilhete, não espere que ele faca isso na hora que te encontrar, vá atrás dele.
                                                          iii.      Após validado o ticket vale somente 6 horas.  
                                                           iv.      OBSERVAÇÃO DOS REGIONAIS: não viagem em trem regional durante a noite. Escureceu, não peguem, são perigosos, ermos, vazios, e sempre com pessoas de comportamento suspeito. Durante o dia é tranqüilo, você vê crianças, idosos, estudantes, trabalhadores, viajantes, porem a noite nenhum desses públicos freqüenta o trem regional.
b.      Trens Freccias (rossa ou argento): são mais velozes, lugares marcados, são mais confortáveis.
                                                              i.      OBSERVAÇÃO DOS FRECCIAS: não se desespere caso você perca o trem no horário marcado, você poderá com o mesmo bilhete embarcar em outro horário para o mesmo destino, POREM, não terá o assento garantido, DEVERA nesse caso CONVALIDAR o bilhete, antes de entrar no Trem. Devera esperar até que todos se sentem para ficar com um assento que sobrar.  Ah! Os Freccias são seguros durante a noite.
3.      Pontualidade e Plataformas (Binarios)
a.      Os trens independentes se Regional ou Freccias, são sempre PONTUAIS, se for 08h03m, vai sair as 08h03 mesmo! É raro caso de atraso e são comunicados no painel com a expressão RITARDO: 10`
b.      Cheguem sempre 15 minutos antes para verificar os Binários (Plataforma) que só são informados minutos antes do embarque.
c.      Os painéis de informação. Prestem atenção, pois ele vai mostrar o horário, numero do trem e binário.
d.      Destino final: é como pegamos metro, por exemplo, você um metro destino Jabaquara, mas vai descer na Vila Mariana, isso também, às vezes acontece, por exemplo, fomos para Assisi, porem o destino final do trem era Perugia, não aparecia no painel a cidade de Assisi, somente o numero do trem (que batia), o horário (que batia), porem o destino era o destino final deste trem, por isso é bom perguntar.

B. Sobre Hospedagens: Hostels e Hotéis. www.hostelworld.com

1. Quartos Privados x Quartos Coletivos
a.      Se você estiver viajando em 2, não hesite, pague alguns euros a mais e peguem um quarto privativo.
b.      Se estiver sozinho, você não terá opção vai ter que ir para um coletivo que geralmente são no mínimo para quatro pessoas.
c.      Tem um horário determinado para limpeza dos quartos, que você não poderá ficar no hostel, normalmente eles avisam na hora check-in.
d.      Observem horários de check-in e check-out, isso tem variações de estabelecimento para estabelecimento.

2. Cozinha
a.      Esse item é um dos mais importantes se você estiver a fim de economizar uma grana na alimentação.
b.      Normalmente as cozinhas são coletivas, algumas possuem utensílios: panelas, colheres, garfos, geladeira e microondas. (veja dicas no item comida, lanches e outras boquinhas)
c.      É um excelente ponto de encontro, para você conhecer pessoas do mundo inteiro e fazer novas amizades, ou mesmo encontrar gente do seu pais.
d.      Alguns possuem aquelas maquinas onde você consegue comprar uma bebida gelada, uma batata frita ou uma barra de chocolate, para a hora do desespero =]

3. Internet
a.      Item primordial quando você não leva seu computador. A maioria dos Hostels tem esse opcional. Os hotéis geralmente possuem wi-fi (internet sem fio), mas não possuem computadores para uso dos hospedes.

4. Qualificações do estabelecimento
a.      O site do hostelowrld.com trás a pontuação de qualificação do estabelecimento, quanto a segurança, limpeza, localização, diversão, etc, e você pode tranquilamente se orientar por essas qualificações que são dadas pelos os usuários.
b.      Ao final da sua hospedagem, se você fizer a reserva pelo site, você também será convidado a pontuar o estabelecimento.


C. Sobre comidas, lanches e outras boquinhas

1. Comidas
a.      Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão.

2. Lanches: a melhor opção de lanche na rua é PIZZA! Sobre esse famoso e necessário snack italiano veja as considerações abaixo:
a.      Peso  (etto) X Pedaço (tranccio) de Pizza: cuidado com as propagandas de pizzas baratas. Muita das vezes quando aparentemente é muito barato é o peso do kilo. Caímos nessa, achando um local desse aparentemente muito barato, o cara cortou a pizza, esquentou e pesou e o que eu achei que era 1,50 euros, saiu por 5 euros, um pedaço, ainda bem que deu tempo de cancelar o segundo pedaço.
b.      Pizza na Itália é horrível? Esse foi um dos mitos derrubados, ala “mith-busters”, ou seja, a mania de brasileiros de falar que pizza na Itália é horrível foi derrubada completamente. Comemos das melhores e das piores pizzas lá, da mesma forma que comemos no Brasil.
c.      Pizza para uma pessoa: as pizzas inteira normalmente são vendidas para uma pessoa, elas tem em geral 4 pedacos, porem elas são maiores do que as nossas pizzas pequenas, ou seja, da para duas pessoas comerem, mesmo eles achando estranhíssimo dividir uma pizza.
d.      Pizzas caras x Pizzas Baratas: um pedaço de pizza pode custar de 1,50 a 3,50 dependendo do local onde você esta. O mesmo vale para a bebida ou sorvete.
e.      Sorvetes: um prazer à parte. Como GELLATTO sempre! Os pequenos custam 1,50 a 2 euros, mas sempre vale a pena.

3. Outras Boquinhas


B. Sobre Compras e souvenirs:
1.      Cuidado com coisas da china, pq a Itália esta infestada de chinas com replicas e coisas falsas, principalmente Venezia.
2.      Na ilha de Murano, certificar as lojas que vem e atestam que o vidro é de la mesmo. Tem lojas q vendem replicas chinesas
3.      Um mesmo produto pode custar de 1 Euro a 7 Euros, se vc não pesquisar. Por exemplo, um rosário no vaticano vai custar os 7,00 e na piazza venezia em Roma, o mesmo custa 1 euro, o mesmo serve para chaveiros, calendários, lembracinhas em geral.
4.      Quanto mais longe de pontos turísticos mais barato ficam as coisas, uma água por exemplo pode custar 2,00 num ponto turístico e no supermercado pagamos na mesma, 0,30.
5.      Vale muito a pena fazer FAROFA, ou seja, ir no supermercado comprar seu lanche e bebida e levar pra rua, isso é mto comum, comer nas ruas e parques, façam isso sem vergonha nenhuma.
6.      Para Aline, em Roma, andem pela rua das Grifes VIA CONDOTTI (Gucci, Dior, YSL, Bulgari, Prada, D&G, etc), VIA DO CORSO e a mais barateira é a VIA CAVOUR (Caminho a pé para o Coliseu)
7.      Em Venezia, o comercio fica nos arredores da Piazza San Marco, já em Firenze ficam perto da Ponte Vecchio e Capela Medice.

Dia 20/04 - "Ciao Italia"

Depois volto aqui para falar sobre nossa rapida passagem por Milão. Catedral, Duomo, Galeria e aeroporto.
Tickets cancelados, em seguida reativados, descriminação no Raio X, e volta para o Brasil

Dia 19/04 - "Ciao Murano & Pegguy"

Outra hora volto aqui para comentar com foi nossa aventura de 1 dia entre a Ilha de Murano, pique-nique na praça e a corrida até o museu da Pegguy Guggenhein em Veneza e o jantar de despedida da Itália.

Dia 18/04 - "Ciao Roma e Ciao Venezia"


Como estavamos mto cansados do dia anterior, as malas ficaram para manha do dia da saida do hostel, imagem a correria para fazer tudo caber nas malas. Eh uma ciencia arrumar malas, deveria ter uma graduacao ou especializacao para tal fato, eu mesmo desenvolvi uma tecnica propria misturando contagem com artes manuais, tudo isso para fazer uma mala...rs...
09h48m estamos na estacao ferroviaria ROMA TERMINI, o nosso trem chega e partimos as 10h45, no trem 9408 um Freccia Argento (trem rapido) com destino a Venezia - estacao Santa Lucia, com a previsao de chegada - que se cumpriu - as 14h33m. Estávamos bastante apreensivos esse dia em especial, pois era o dia do crash-bum-bang da confusão da nuvem do vulcão das Islândia. Tinha gente dormindo na ferroviária, a TV anunciava repetida vezes que todos os vôos estavam cancelados, que 5 aeroportos importantes do norte e nordeste da Itália estavam fechados, enfim, como tínhamos comprado com uma certa antecedência o ticket do trem, estamos tranqüilo e chegamos a Veneza. Eh um grande impacto chegar em Veneza, eh exatamente como vemos na TV. O hotel que ficamos, sim dessa vez, não era albergue, nem hostel, foi um hotel mesmo, e ele ficava numa localização espetacular, 3 quadras da ferroviária, atravessa a ponte a esquerda, vira a direita, em seguida a esquerda e a direita e direita de novo e chega no ALBERGO MARIN, quem tem direito a roda-pe e corredor com carpete. Deixamos a mala e saímos, correndo para a Piazza San Marcos, fizemos tudo as pressas, olhávamos com muita sede cada detalhe, com olhos de bandeirantes em terras d´além mar. Tudo foi muito corrido, conseguimos ir a Ilha de Muranno comprar algumas lembracinhas, e no Museu da Pegguy Gughenhien, também fizemos nosso jantar comemorativo da viagem em uma tradicional cantina, com direito a pizza, pasta e vinho. Tivemos que sair correndo e voltar a Castellnouvo, pois a documentação do DK estava pronta, então foi um bate e volta que nos tomou 2 dias da agenda. Por fim Veneza é linda uma cidade que precisamos voltar.