Post a 4 maos: dicas e mitos sobre a Italia
A. Sobre viagens e trens: www.trenitalia.it
1. Para comprar você terá quatro opções
a. Na bilheteria: você pode pedir para o atendente imprimir o itinierario das baldeações, eles não fazem isso se você não pedir e os bilhetes no caso de baldeações não informam o horário e numero trem, vem escrito somente via “nome da cidade”, por exemplo: Lucca para Venezia. No blilhete via escrito LUCCA => VENEZIA, via Prato / Bologna. A atendente, vendo que se tratava de turista, gentilmente (coisa rara entre os italianos) imprimiu o roteiro das baldeações, onde constava os respectivos horários, números de trem em cada estação.
b. Nas maquinas novas: são as melhores para fazer as compras, você pode escolher o idioma para fazer a compra, inclusive em português. Você também poderá fazer pesquisas e combinações de roteiros e itinerários nessa maquina, coisa muito útil durante a viagem. CUIDADO uma indicação em vermelho EC Urbano, quer dizer ONIBUS, ou seja, essa parte do trajeto será feira com ônibus. Outra facilidade é que você pode pagar com cartão de debito ou credito, assim como em dinheiro em espécie.
c. Nas maquinas velhas/antigas: a maioria das vezes elas não tem troco, então elas emitem um cupom com o valor correspondente que você devera trocar na bilheteria (tem que pegar a fila para isso). São confusas para o manuseio, o software é antigo, não tem opção de roteiro, não tem opção de idiomas.
d. Nas tabacarias/jornaleiros: para as distancias curtas, em trens regionais, os jornaleiros, tabacarias, vendem percursos curtos de 30km, 50km e 70km, sempre são a melhor opção pois, nunca tem fila. O preço é tabelado, ou seja, tanto faz comprar na bilheteria ou no jornaleiro.
e. Comprar no trem: é a menos indicada. Em alguns poucos trens, os fiscais possuem impressora para vender o bilhete na hora, porém não conte com a sorte.
2. Tipos de TREM e suas observações:
a. Trem Regional: são os mais devagar, mais simples, menos confortáveis e mais barato, param em todas as estações.
i. OBRIGATORIA CONVALIDACAO do Ticket. TEM QUE VALIDAR O TICKET ANTES DE ENTRAR NO TREM, tem uma maquininha amarela onde vc coloca o ticket e ele imprime a data, hora e local, SE NÃO FIZER ISSO e o fiscal pegar PAGA MULTA DE 50 EUROS.
ii. Se você esquecer de validar e entrar no trem, a primeira coisa que deve fazer é andar pelos vagões ate achar o fiscal e se desculpar por ter esquecido de validar e pedir para ele validar seu bilhete, não espere que ele faca isso na hora que te encontrar, vá atrás dele.
iii. Após validado o ticket vale somente 6 horas.
iv. OBSERVAÇÃO DOS REGIONAIS: não viagem em trem regional durante a noite. Escureceu, não peguem, são perigosos, ermos, vazios, e sempre com pessoas de comportamento suspeito. Durante o dia é tranqüilo, você vê crianças, idosos, estudantes, trabalhadores, viajantes, porem a noite nenhum desses públicos freqüenta o trem regional.
b. Trens Freccias (rossa ou argento): são mais velozes, lugares marcados, são mais confortáveis.
i. OBSERVAÇÃO DOS FRECCIAS: não se desespere caso você perca o trem no horário marcado, você poderá com o mesmo bilhete embarcar em outro horário para o mesmo destino, POREM, não terá o assento garantido, DEVERA nesse caso CONVALIDAR o bilhete, antes de entrar no Trem. Devera esperar até que todos se sentem para ficar com um assento que sobrar. Ah! Os Freccias são seguros durante a noite.
3. Pontualidade e Plataformas (Binarios)
a. Os trens independentes se Regional ou Freccias, são sempre PONTUAIS, se for 08h03m, vai sair as 08h03 mesmo! É raro caso de atraso e são comunicados no painel com a expressão RITARDO: 10`
b. Cheguem sempre 15 minutos antes para verificar os Binários (Plataforma) que só são informados minutos antes do embarque.
c. Os painéis de informação. Prestem atenção, pois ele vai mostrar o horário, numero do trem e binário.
d. Destino final: é como pegamos metro, por exemplo, você um metro destino Jabaquara, mas vai descer na Vila Mariana, isso também, às vezes acontece, por exemplo, fomos para Assisi, porem o destino final do trem era Perugia, não aparecia no painel a cidade de Assisi, somente o numero do trem (que batia), o horário (que batia), porem o destino era o destino final deste trem, por isso é bom perguntar.
B. Sobre Hospedagens: Hostels e Hotéis. www.hostelworld.com
1. Quartos Privados x Quartos Coletivos
a. Se você estiver viajando em 2, não hesite, pague alguns euros a mais e peguem um quarto privativo.
b. Se estiver sozinho, você não terá opção vai ter que ir para um coletivo que geralmente são no mínimo para quatro pessoas.
c. Tem um horário determinado para limpeza dos quartos, que você não poderá ficar no hostel, normalmente eles avisam na hora check-in.
d. Observem horários de check-in e check-out, isso tem variações de estabelecimento para estabelecimento.
2. Cozinha
a. Esse item é um dos mais importantes se você estiver a fim de economizar uma grana na alimentação.
b. Normalmente as cozinhas são coletivas, algumas possuem utensílios: panelas, colheres, garfos, geladeira e microondas. (veja dicas no item comida, lanches e outras boquinhas)
c. É um excelente ponto de encontro, para você conhecer pessoas do mundo inteiro e fazer novas amizades, ou mesmo encontrar gente do seu pais.
d. Alguns possuem aquelas maquinas onde você consegue comprar uma bebida gelada, uma batata frita ou uma barra de chocolate, para a hora do desespero =]
3. Internet
a. Item primordial quando você não leva seu computador. A maioria dos Hostels tem esse opcional. Os hotéis geralmente possuem wi-fi (internet sem fio), mas não possuem computadores para uso dos hospedes.
4. Qualificações do estabelecimento
a. O site do hostelowrld.com trás a pontuação de qualificação do estabelecimento, quanto a segurança, limpeza, localização, diversão, etc, e você pode tranquilamente se orientar por essas qualificações que são dadas pelos os usuários.
b. Ao final da sua hospedagem, se você fizer a reserva pelo site, você também será convidado a pontuar o estabelecimento.
C. Sobre comidas, lanches e outras boquinhas
1. Comidas
a. Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão.
2. Lanches: a melhor opção de lanche na rua é PIZZA! Sobre esse famoso e necessário snack italiano veja as considerações abaixo:
a. Peso (etto) X Pedaço (tranccio) de Pizza: cuidado com as propagandas de pizzas baratas. Muita das vezes quando aparentemente é muito barato é o peso do kilo. Caímos nessa, achando um local desse aparentemente muito barato, o cara cortou a pizza, esquentou e pesou e o que eu achei que era 1,50 euros, saiu por 5 euros, um pedaço, ainda bem que deu tempo de cancelar o segundo pedaço.
b. Pizza na Itália é horrível? Esse foi um dos mitos derrubados, ala “mith-busters”, ou seja, a mania de brasileiros de falar que pizza na Itália é horrível foi derrubada completamente. Comemos das melhores e das piores pizzas lá, da mesma forma que comemos no Brasil.
c. Pizza para uma pessoa: as pizzas inteira normalmente são vendidas para uma pessoa, elas tem em geral 4 pedacos, porem elas são maiores do que as nossas pizzas pequenas, ou seja, da para duas pessoas comerem, mesmo eles achando estranhíssimo dividir uma pizza.
d. Pizzas caras x Pizzas Baratas: um pedaço de pizza pode custar de 1,50 a 3,50 dependendo do local onde você esta. O mesmo vale para a bebida ou sorvete.
e. Sorvetes: um prazer à parte. Como GELLATTO sempre! Os pequenos custam 1,50 a 2 euros, mas sempre vale a pena.
3. Outras Boquinhas
B. Sobre Compras e souvenirs:
1. Cuidado com coisas da china, pq a Itália esta infestada de chinas com replicas e coisas falsas, principalmente Venezia.
2. Na ilha de Murano, certificar as lojas que vem e atestam que o vidro é de la mesmo. Tem lojas q vendem replicas chinesas
3. Um mesmo produto pode custar de 1 Euro a 7 Euros, se vc não pesquisar. Por exemplo, um rosário no vaticano vai custar os 7,00 e na piazza venezia em Roma, o mesmo custa 1 euro, o mesmo serve para chaveiros, calendários, lembracinhas em geral.
4. Quanto mais longe de pontos turísticos mais barato ficam as coisas, uma água por exemplo pode custar 2,00 num ponto turístico e no supermercado pagamos na mesma, 0,30.
5. Vale muito a pena fazer FAROFA, ou seja, ir no supermercado comprar seu lanche e bebida e levar pra rua, isso é mto comum, comer nas ruas e parques, façam isso sem vergonha nenhuma.
6. Para Aline, em Roma, andem pela rua das Grifes VIA CONDOTTI (Gucci, Dior, YSL, Bulgari, Prada, D&G, etc), VIA DO CORSO e a mais barateira é a VIA CAVOUR (Caminho a pé para o Coliseu)
7. Em Venezia, o comercio fica nos arredores da Piazza San Marco, já em Firenze ficam perto da Ponte Vecchio e Capela Medice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário