segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

25.12.2010 – Buenos Aires – Dia de Natal

Depois de algumas Medialunas* no café da manhã e algumas pesquisas sobre museus na internet, saímos a pé, destino: RECOLETA, onde além do famoso cemitério tínhamos a expectativa de encontrar o museu de belas artes aberto.

Caminhar pelas avenidas de Mayo e 9 de Julio é um excelente programa. Leve com você amigos que entendam de arquitetura, artes, política e comportamento social, que você terá uma excelente aula ao ar livre. Aprendi mais sobre Art Nouveau e Art Deco, a primeira inspirada na natureza e na representação dos movimentos orgânicos da flora e fauna. Para leigos, e marinheiros de primeira viagem, que não entendem absolutamente nada sobre isso, o que vale dizer é tudo é muito grande, fachadas, janelas, portas, portões, grades, telhados, colunas, pé direitos, coisas que vão do neo-classismos, passam acentuadamente pelo moderno e instalam-se no pós-modernismo. De uma forma mais simples e vulgar, é dizer que em algumas ruas você tem a sensação de estar nos bairros nobres de Paris (segundo um de meus amigos que esteve lá) e para outros o ambiente lembra Madri (também não estive lá, mas é outra impressão de outro amigo, que me acompanha nessa cidade).  Algumas comparações eu consegui fazer, de alguns prédios e colunas, como que usualmente vemos ao caminhar pelas ruas de Roma e Firenze (Florência).

CAFÉS, talvez mereçam um post a parte, porque realmente tem um a cada esquina e em alguns bairros a cada 100 metros. Nosso primeiro foi Madeleine, em frente ao Teatro Colón, esquina da Avenida Carlos Pelegrini com Córdoba. Nota 7.0 para o café e 10.0 para o local e atendimento. O segundo café do dia, ao final do dia foi no Harmony (acho que é uma rede local, tipo Frans Café), na esquina da Avenida de Mayo com Hipólito Yrigoyen. O Café Tortoni que está ao nosso lado estava fechado.

Caminhando sem pressa, admirando a beleza dessa cidade “quase” européia e andando  sempre pela sombra, já que o calor em Dezembro aqui é de fritar ovo no asfalta, ou ainda rachar o côco, chegamos ao bairro mais charmoso ainda, o RECOLETA. As comparações são sempre inevitáveis, e esse bairro tem muitas características que lembram o bairro Higienópolis em Sampa.

Um casarão, na esquina entre Alvear e a Rodrigues Peña, na altura do numero 1700, em frente a então Casa da Secretaria de Cultura, foi motivo para uma longa parada, comentários admirados pela beleza da construção (onde para mim, poderia ter sido filmado desde o Castelo Ra tim bum ou Harry Potter), renderam várias fotos e anotações – como essa – para garantir a lembrança.

Na Plaza Int. Alvear funciona um “Paseo Público”, onde artistas locais expõem suas diferentes produções de artesanato e também se encontram o Centro de Cultura de Recoleta (que estava fechado) e Centro de Design (que na verdade é uma grande loja, muito parecida com a Etna – São Paulo).

Como o Museu Nacional de Bellas Artes estava fechamos, caminhamos até o cemitério de la Recoleta. Estava muitíssimo calor, porém conseguimos encontrar o túmulo mais visitado – da Família Duarte onde está Eva Perón, mais conhecida como “Evita” (imortalizada pela interpretação de Madonna).

O almoço de 3 ítalo-brasileiros e um paulista foi numa.... Cantina Italiana J rodízio de massas e saladas regado a muito Tempranillo, um vinho que é uma surpresa a cada gole, ao abrir, ao fim da primeira taça – ainda em temperatura ambiente e na última do vinho já bastante frio no balde de gelo. O simpático restaurante está na Plaza Tte Grt. El Mitre, em Junin, 1789 – quase em frente ao cemitério. Fomos atendidos por uma simpática colombiana, que nos serviu muito bem e levou a maior “propina” até este momento.

Caminhamos de volta, talvez mais de uma hora de uma agradável caminhada, fazendo o reconhecimento da região de Retiro e Recoleta e para finalizar a caminhada do dia um café. Após algumas horas de descanso, subimos para The Roof Bar, um protótipo de Pub, que fica em cima do hostel. Com muita cerveja estupidamente gelada e bom papo encerramos a segunda noite em Buenos Aires.


* croissant

sábado, 25 de dezembro de 2010

24.12 - Noite de Natal - Noche Buena - Xmas Eve.

Noite de Natal em Puerto Madeiro


A noite de natal, foi uma miscelânea de emoções.


Saímos a pé para caminhar e fazer um reconhecimento da área, estamos hospedado na região central (algo parecido como diz meu amigo DK com a República ou a Sé, porém com consideráveis exuberâncias e gritantes diferenças arquitetônicas).


Algumas quadras de onde estamos está a Casa Rosada, a sede da presidência da Argentina, a explicação que escutei por causa da cor, era que os dois partidos mais fortes eram representados um pela cor Vermelho e outro Branco e o então governante da época decidiu pintar o símbolo político mais importante do país, juntando as duas cores. A outra versão - mais bizarra - era que na época a tinta era cara e pintaram com uma mais barata que era feito a base de sangue de vaca, argh!


Após algumas avenidas ermas,chegamos a Puerto Madeiro. Nada habitado o lindo bairro portuário reserva uma bela arquitetura, mesclando estilos de diferentes épocas e ambientes para todos os gostos, com uma única tônica: bom gosto. 


O que mais chamou atenção foi Puente de la Mujer (Ponte da Mulher) é a única obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, na américa latina. Localizada entre os Dique 3 de Puerto Madero, na Pierina Dealessi e Manuela Gorriti, ela é uma das 5 pontes que ligam o lado Leste ao Oeste de Madero. Foi inaugurada em 2001, dia 24 de Agosto, pouco tempo após a épocas das grandes restaurações que sofreu esse bairro o tornando um dos mais visitados em Buenos Aires. Outra coisa interessante essa é uma ponte móvel, é formada por um único mastro, de onde saem os cabos de aço que suspendem o tabuleiro; este, roda 90 graus, de modo a deixar passar os barcos de maiores.


Os "Paseos" entre os dois lados da margem do rio de la Plata, é o que faz deste charmoso bairro uma atração obrigatória.


O fato te não termos nos programado, nos levou há um local onde poucos restaurentes estavam aberto, poucas opções e meu mau humor, fez com que a ceia de natal, ficasse para outro dia. Peço desculpas aos meus amigos Kiko, Eduardo e Rita, pelo constragimento e incoveniente que os fiz viver e passar, pois mesmo sabendo que para eles essas datas possuem pouco, ou quase nenhum significado real, em sua essência, eu fiz questão de lhes proporcionar uma péssima noite, por isso lamento e desculpo-me. 


Vou recompensá-los, prometo! 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dia 24.12.2010 - Feliz Navidad en Buenos Aires - Argentina

Natal de 2010!


Papai Noel (ou do Céu) decidiu atender o pedido coletivo de um grupos da Família Bear:
Um pedagogo
Um administrador
Um arquiteto
Um artista plástica
...
Charlas y muitas prosas
Planos y otros tantos
Un poco de intrepidez
Audácia e astúcia


Chegamos as 10h35 em Buenos Aires.


Após várias negociações e quase termos sido enrolados por um taxista ("!!@!$%#@$&#*%$¨), chegamos a nossa morada nesses dias.


Um simpático Casarão daqueles da bem antigos, com ar europeu é a casa do Portal del Sur, onde estaremos nessa aventura Natalina na Paris da América Latina (li isso em algum lugar).


Famitos após o checking e quartos com beliches fomos comer as famosas empanadas no Bar Museo Retro La Morada. Após algumas empanadas e gaseosas (refri) a parte passamos num mercadinho e fomos descançar.


A noite promete, muito vinho e comida...


Bom pelo menos para nós (esperamos que tenha algo aberto na noite de natal =)




Bom antes de fechar esse post como de costume, e pensando em meus sobrinhos, acrescento abaixo algumas informações iniciais sobre essa linda e brilhante cidade:


Buenos Aires (lit. "Bons Ares", em português) é a capital e maior cidade da Argentina, figurando como a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo. A cidade está localizada na costa oriental do Rio da Prata, na costa sudeste do continente sul-americano. A cidade de Buenos Aires não faz parte da Província de Buenos Aires e nem é sua capital, mas sim, é um distrito federal autônomo. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de mais de 13 milhões de habitantes. Buenos Aires é considerada uma cidade global alfa pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).


E como diz, Sandra Leite, a autora de Isso é Bossa Nova, um dos blogs mais famosos da internet:


"No mais, Buenos Aires é sempre uma descoberta. Caminhe, se perca, jogue o mapa fora e depois, peça informação (Sorria sempre...é a marca do brasileiro e eles te reconhecerão sem falar nada...)! O maravilhoso são os lugares que vc encontra e as pessoas que vc conhece!"


PS: Amanhã volto aqui, para relatar como foi a noite em BA.
=)

Buenos Aires - Uma amiga e muito carinho no coração.

From: Sandra a Maira
To: Raniere o Menino Conectivo
Subject: Buenos Aires by Sandra Leite
Date: Mon, 8 Nov 2010 03:37:03 +0000

Raniere, querido, tinha esquecido: BA.
Aqui vão algumas dicas . Tem um guia que se chama" BA para brasileiros "e é muito bom!

- Restaurante La Brigada - fica no bairro de San Telmo, fecha 17hs e chegue cedo pq é disputadíssimo. Vale a pena demaiis, é um dos mais tradicionais restaurantes de parrilla de Buenos Aires, não sai caro e você come muito bem.

- Num domingo, o programa IMPERDÍVEL é a Feira de San Telmo - é muito legal, muitas antiguidades, todas as lojas de design, moda e decoração ficam abertas, os preços eraam bem salgados, mas vale trazer algo bem moderno e diferentes. Tem coisas que se encontra nestas lojas e barracas que vc jamais vai encontrar em lugar nenhum!

- Nos primeiros 2 dias, faça todo o tour tradicional: cemitereo de recoleta, museu de bellas artes, centro de design... Isso tudo vc faz a pé, um do lado do outro, passe uma tarde nesse bairro moderno e descolado. Não deixe de visitar o túmulo de evita. O museu de bella artes é o mais legal -MALBA! O cemiterio de recoleta vale só para tirar uma foto do lado do túmulo de evita. Bem ao lado tem o Centro de design - na verdade um shopping de lojas descoladas - entre e compre uma lembrancinha, tem coisas baratas e muuito legais para casa (transado e barato).

- À noite estou bem desatualizada -circule pela área do Puerto Madero. Jante no Siga la vaca, é caro mas vale a pena, come-se muito bem e a vista é linda. Ao lado, tem o Asia de Cuba, uma das boates mais cool do mundo, tem em NY, Tokyo e Londres Está cheio de estrangeiros!

- Mas a melhor opção de noite está em Palermo! Se tivesse um bairro para escolher para viver toda a minha vida, seria este. Tem tudo de muito legal, de dia todos os artistas de vanguardas abrem suas lojas. De noite, bares e restaurantes funcionam até 7 da manhã. Se de noite, vc nao tiver nada agendado, vá pra lá que é diversão garantida!

- Em palermo, de dia, vc tb vai encontrar os estúdios de cinema! É um sucesso ver toda aquela megaprodução! Uma mini-hollywood.

- Um dos passeios que são indispensáveis é o Tour no Teatro Colón - aquilo tem uma energia absurda, além de ser maravilhoso, com uma das melhores acústicas do mundo. Vá no meio da semana e aproveite para pegar os ensaios de música clássica à tarde. É de arrepiar!

No mais, Buenos Aires é sempre uma descoberta. Caminhe, se perca, jogue o mapa fora e dps peça informação! O maravilhoso são os lugares que vc encontra e as pessoas que vc conhece! O restaurante japones do jardim botânico é um loooooosho, não perca. E tem uma região que não conheci - do Rio Tigre - dizem que é o máximo.

Nada de tomar café no hotel: BA te espera em cada esquina. Há um café imperdivel: Las Violetas http://www.lasvioletas.com/port/html/home/index.php. Babe pelo site.E o mais antigo de BA e vá a um show de tango.

Muitas livrarias e bibliotecas. Pare e tome um café, leia um livro ou simplesmnte espie a beleza dos argentinos. uiiiiiiiiiiiaa! Que saudades daqueles homens.

Metrô, always. Mas taxi lá é mega barato. Melhor mesmo é caminhar, se perder e se achar.

Sorria sempre...é a marca do brasileiro e eles te reconehcerão sem falar nada...

Boa viagem, compre e beba muito vinho - tá mega barato. Se puder, vá a Mendoza (é meio longinho , mas um encanto).

besos


S.